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Relacionamos abaixo algumas das perguntas mais frequentes feitas por nossos clientes e suas respectivas respostas:

 

1. Eu tenho que pagar o meu lance, caso meu lance não seja o vencedor?

Não. O lance somente deve ser pago se for o lance vencedor. O cliente tem 3 (três) dias úteis para pagar o lance.

 

2. Eu posso mudar de crédito (de bem objeto) para um crédito maior ou menor?

Sim, o cliente poderá mudar de bem objeto uma única vez, dentro do mesmo grupo, escolhendo um bem de maior ou menor valor. Opção apenas para consorciados não contemplados.

 

3. Se eu ofertar lance e for contemplado por sorteio no dia da assembléia, e o lance que eu ofertei for vencedor, eu tenho que cobrir o lance?

Não. Como na assembléia o sorteio ocorre antes dos lances, se acaso o cliente for contemplado por sorteio o lance ofertado por ele será automaticamente desconsiderado.

 

4. Eu posso comprar um carro usado, com o crédito de uma motocicleta?

Sim, desde que o carro atenda algumas exigências que constam no contrato: Ter menos de 5 anos de fabricação, Carta de avaliação, Garantia de motor e cambio. Cada caso será analisado separadamente antes de ser liberada a alienação do automóvel usado.

 

5. Eu posso comprar uma motocicleta usada com o crédito de uma outra motocicleta, ou mesmo de um carro?

Sim, desde que ela esteja desalienada. Mas também nesse caso será feita uma avaliação por parte da administradora.Ter 3 anos de fabricação, Garantia de motor e cambio. Cada caso será analisado separadamente antes de ser liberada.

 

6. Eu ofertei um bom lance, mas no meu grupo não foram contempladas cotas por lance. Porque isso ocorre?

Isso ocorre quando o grupo não tem saldo suficiente para contemplar. O que gera essa situação é a inadimplência de outros consorciados.

 

7. Minha parcela veio mais alta num mês e no outro mês ela ficou mais baixa. Por que isso ocorre?

Isso se chama diferença de parcela. Digamos que sua parcela seja de R$ 100,00. A fábrica autoriza um aumento de 5%, mas quando o aumento é autorizado seu boleto já foi emitido. Então você recebe em casa seu boleto no valor de R$ 100,00 só que não sabe que houve aumento, mas a administradora terá que sortear o bem com o preço novo naquela assembléia. No mês seguinte, vem o boleto corrigido no valor de R$ 105,00 + a diferença do aumento que ocorreu e não houve tempo de colocar no boleto (R$ 5,00).

Dessa forma, no segundo mês você recebera um boleto no valor de R$ 110,00. No terceiro mês, se não houver novos aumentos, você ira receber um boleto no valor de R$ 105,00. Os aumentos feitos pela fábrica não sofrem interferência da administradora.

 

 

8. Eu desejo não contratar o seguro. O seguro é obrigatório? Deve ser feito um pedido por escrito para a não aceitação do seguro?

O cliente não e obrigado a contratar o Seguro de Vida, mas o consultor deverá convencê-lo dos benefícios do seguro em caso de sinistro, vejamos alguns:

a) Quitação do saldo devedor do consorciado com a devolução ao beneficiário de eventual crédito;
b) Manutenção do fluxo de caixa do grupo para assegurar a entrega dos bens por sorteio.
É possível dispensar o seguro apenas para consorciados que tenham 65 anos ou mais completos na data da primeira assembléia ou que sua idade somada ao prazo do plano ultrapasse 70 anos.

 

9. Fui contemplado. Quanto tempo leva para que eu receba a carta de crédito?

Após a contemplação é feito o cadastro do cliente. Estando tudo em ordem e liberada a carta de crédito. Esse procedimento leva em média sete (7) dias úteis.

 

10. Meu cadastro foi aprovado e já recebi minha carta de credito. Quanto tempo eu tenho para encontrar o bem?

Não existe prazo fixo para a utilização do credito. Não é interessante permanecer com uma carta de crédito contemplada, pois o bem desejado pode subir de preço e você perdera poder de compra. No caso de término do grupo, apos 60 dias do seu termino o valor da carta de crédito será entregue em dinheiro ao consorciado. Baseado nesse último exemplo pode-se dizer que o prazo Máximo para a utilização do crédito e o término do grupo.

 

11. O que acontece se eu desistir do meu consórcio, antes de ser contemplado?

Judicialmente, nada. A administradora entrará em contato oferecendo uma possibilidade de renegociação. Caso o cliente realmente deseje parar de pagar, nenhuma cobrança judicial será feita contra ele. O valor já pago pelo cliente será devolvido mediante contemplação que ocorre mensalmente.

Aconselha-se que os consultores comuniquem-se com seus clientes no sentido de negociarem seus débitos. No caso de decidirem não continuar pagando, aconselha-se que esses clientes façam seu pedido por escrito, a fim de que seu desligamento se de forma mais rápida, melhorando a saúde financeira do grupo, já que esta cota cancelada poderá ser comercializada rapidamente.

 

12. O que acontece se eu não pagar as mensalidades do consórcio, depois que eu já tiver o bem?

A partir de uma parcela de inadimplência haverá contato telefônico e posteriormente cobrança judicial.

 

13. Qual a diferença entre Avalista e Fiador?

O Avalista pagará a dívida após o devedor ser executado e esse não pagar. Já o fiador poderá pagar a dívida independentemente do devedor ser executado.

 

14. O Consorcio Nacional Nanuque cobra alguma taxa para aprovação de cadastro?

Não. É cobrada uma taxa para a alienação do veículo que pode sofrer alteração conforme o Estado em que será alienado.

 

15. Fui contemplado. Posso receber em dinheiro o meu crédito?

Sim, desde que observadas duas exigências:

1º Aguardar um prazo de 180 dias apos a contemplação, com a quitação do saldo devedor.

2º  A partir de 60 dias após o encerramento do grupo.

 

16. Caso eu desista do meu plano antes de participar da minha primeira assembléia, o que ocorre?

(conforme explicado na pergunta 12)  Caso não tenha participado de nenhuma assembléia e não tenha adquirido a cota na sede da Administradora, em até sete dias da sua inscrição o cliente poderá desistir do consorcio e recebera o que pagou de volta.Caso já tenha participado de assembléia, a devolução será apenas mediante contemplação para desistentes que ocorre mensalmente.

 

17. Eu não tenho RG, posso aderir ao consorcio assim mesmo?

Caso não possua RG, o cliente poderá aderir informando o numero da Carteira de Trabalho. Já o CPF é obrigatório.

 

18. Eu fui contemplado por lance, mas meu cadastro não foi aprovado. Eu posso receber o dinheiro do lance de volta?

Sim. O valor ofertado e pago do lance poderá ser devolvido se solicitado até 30 dias da data de contemplação.